Ir direto ao conteúdo
teste5

Uma mudança de mentalidade sobre a educação escolar

Na realidade educacional, o moonshot deve ser encarado com determinação, foco e persistência para concluir os processos tendo como única saída o sucesso.

moonshot

Você já ouviu falar em moonshot? O termo passou a ser utilizado com maior recorrência a partir do discurso de John F. Kennedy (1961), presidente dos Estados Unidos no contexto da corrida espacial. Desde então, o termo vem sendo utilizado para indicar uma mentalidade relacionada à gestão da mudança em diferentes áreas profissionais, entre elas, a escola. Na realidade educacional, este termo remete às práticas que investem em objetivos ousados para a maioria das realidades. Essas práticas devem ser encaradas com determinação, foco e persistência para concluir os processos tendo como única saída o sucesso. É preciso refletir se estratégias inovadoras não estão sendo implementadas por carência de uma perspectiva moonshot. De acordo com Margaret Mead, um moonshot thinker (WOJCICKI, 2019, p. 160):

 

Ilustração em preto mostrando a corrida espacial - Moonshot

 

Para cultivar uma mentalidade moonshot na prática das metodologias ativas ou estratégias ativas, observe alguns pontos para que você, docente, reflita com sua equipe:

 

1. As práticas ativas precisam ser aprendidas por você e por seus estudantes! Então, tenha calma! Aos poucos, todos entenderão o que fazer em cada momento da aula e agirão de forma autônoma. Até lá, você precisará orientá- los com todos os detalhes possíveis e quantas vezes for preciso, ou seja, mediar todo o processo.

 

2. Jogue fora a ortodoxia! As práticas ativas possuem um núcleo de procedimentos que você observará em suas fontes de pesquisa. As especificidades estão nas obras de cada autor e você é quem entenderá qual a melhor escolha e o que dará certo em sua sala de aula. Portanto, não desista. Como docente não é necessário imitar exatamente o que outra pessoa executou, mas ter como referência. Lembre-se: tanto as estratégias quanto às metodologias são ativas, justamente, porque promovem protagonismo dos sujeitos da aprendizagem. É importante para os estudantes a identificação, dar ao processo a cara deles. Não mate esse desejo ardente com excesso de preciosismos.

 

3. Lembre-se de que cada parte do processo precisa ser avaliada e é fundamental que, como docente, você forneça feedbacks constantes para que os(as) estudantes tenham condições de melhorar seu desempenho antes da conclusão da sequência didática. Fique atento(a), caso restem dificuldades depois de finalizada uma sequência e não deixe de atuar para que os(as) estudantes consolidem as aprendizagens. Se o protagonismo é do(da) estudante, é preciso perseguir e priorizar a máxima potencialização de suas aprendizagens.

 

É importante ressaltar que nem só de tecnologia digital viverão as estratégias e metodologias ativas! Muitos processos podem ser bem desenvolvidos com ou sem o uso de tecnologias digitais.

 

Por: Equipe Bernoulli | Em: 01/03/2023