O pensamento criativo
O pensamento criativo é necessário para desenvolver, refinar, comunicar e executar ideias. Essa habilidade cognitiva e expressiva é fundamental para enfrentar os desafios complexos do mundo atual, que exige soluções novas e inventivas para questões emergentes.
A criatividade abrange diversas habilidades e processos mentais, incluindo a geração de ideias originais, a habilidade de abordar problemas de forma inovadora e ainda aspectos da expressão artística e intelectual. O pensamento criativo é necessário para desenvolver, refinar, comunicar e executar ideias. Essa habilidade cognitiva e expressiva é fundamental para enfrentar os desafios complexos do mundo atual, que exige soluções novas e inventivas para questões emergentes. Segundo o relatório de 2023 sobre o futuro dos empregos divulgado pelo Fórum Econômico Mundial, o pensamento criativo está como a segunda habilidade mais exigida pelas empresas e continuará nessa posição nas projeções para até 2027.
As 10 habilidades para 2027
As habilidades dos trabalhadores serão alteradas nos próximos cinco anos.
- Pensamento analítico;
- Pensamento criativo;
- Inteligência artificial e Big Data
- Liderança e influência social;
- Resiliência, flexibilidade e agilidade;
- Curiosidade e aprendizado contínuo;
- Letramento tecnológico;
- Design e experiência do usuário
- Motivação e autoconsciência;
- Empatia e escuta ativa.
No contexto educacional, a promoção da criatividade é uma tarefa crucial para apoiar os estudantes no presente e em um futuro dinâmico e imprevisível. Essa premissa está expressa na segunda competência geral da educação básica apresentada na BNCC, segundo a qual, ao fim da Educação Básica, deve-se assegurar aos estudantes o direito de “Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas (BRASIL, 2017, p. 9).”
Portanto, a educação deve ser um ambiente propício para o desenvolvimento da criatividade do estudante.